A expectativa de vendas para o Natal, uma das mais importantes datas do comércio, é de de que 93% dos brasileiros devem presentear alguém. Isso representa, aproximadamente, 137 milhões de consumidores. Essa estimativa foi feita com base em uma pesquisa realizada em todas as capitais pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Em comparação com 2014, o total de consumidores que pretendem presentear alguém passou de 87% para 93%. Apenas, 1,1% dos consumidores ouvidos não têm a intenção de comprar presentes e 5,6% ainda estão indecisos.

Mesmo com o aumento da expectativa para este ano, o gasto médio por presente deve sofrer uma queda de 22%. Entre as possíveis explicação estão a crise econômica, a pressão inflacionária e escalada dos índices de desemprego.

Entre os entrevistados que disseram o quanto iriam desembolsar, o gasto médio por presente deverá ser de R$ 106,94, quantia inferior aos R$ 125,22 verificados no mesmo período de 2014. Os consumidores das classes C, D e E devem gastar um valor ainda menor: R$ 97,85 em média por presente.

Por outro lado, 46,6% dos entrevistados não têm ideia do valor que devem desembolsar para pagar os presentes natalinos. No ano passado, o percentual de consumidores que não sabiam o quanto iriam gastar era de apenas 8,7%.

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