Impulsionada pela pesquisa e adoção de novas tecnologias agrícolas, a produtividade da agropecuária brasileira vem crescendo à taxa de 4% ao ano desde 2000. O número é superior à média mundial, que está em 1,8%.

Essas informações constam no estudo elaborado pelo Departamento de Estudos Econômicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e do Serviço de Pesquisa Econômica do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (ERS/USDA).

Na avaliação do Mapa, um fluxo relativamente contínuo de recursos para a pesquisa, realizada no país principalmente pela Embrapa, foi essencial para a descoberta de novas tecnologias. O efeito acumulado provocou um aumento significativo sobre a produtividade total dos fatores.

Entre as tecnologias que viabilizaram o aumento da produtividade da agricultura brasileira, um destaque é a viabilização da segunda safra de verão, conhecida também como safrinha; a resistência genética às principais doenças além de práticas sustentáveis como o plantio direto na palha.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor