Altas taxas de juros fazem consumidores procurarem alternativas de crédito
Brasil tem a maior taxa de juros reais entre lista de 40 países desenvolvidos. Taxas altíssimas de crédito tradicional faz com que consumidores busquem alternativas mais viáveis.

Com uma taxa de juros de cartão de crédito em mais de 240% ao ano e juros de empréstimos bancários que ultrapassam os 100%, os consumidores brasileiros se obrigam a adotar opções diferenciadas de crédito. A elevação da taxa Selic para 11,25% em outubro de 2014 consolidou a primeira posição do país no ranking das maiores taxas de juros reais do mundo.

A lista leva em conta as taxas de 40 países e é feita regularmente pela consultoria MoneYou que, para o cálculo, considera também a expectativa da inflação para mais doze meses. O Brasil apareceu em primeiro lugar com uma taxa de 4,48%, seguido pela China (3,41%), Índia (2,27%), Rússia (1,98%) e Hungria (1,55%).

As taxas acima do resto do mundo são reflexo da expansão do poder de consumo da classe média na última década. De 2004 pra cá, o crédito ao consumidor brasileiro aumentou 658%.

Das opções que mais crescem em procura pelo consumidor comum está a loja de penhores. Os juros desse tipo de empréstimo são de cerca de 19%, percentual equivalente aos juros de cartão de crédito de outros países, como é o caso dos Estados Unidos. A acessibilidade e retorno da loja de penhores fica clara quando se comparam os níveis de inadimplência em relação às opções ditas tradicionais. Segundo o Banco Central, 6,7% dos empréstimos bancários e 26,3% das contas de cartão de crédito estão nessa situação. No caso dos penhores, apenas 0,6% deixaram de pagar em dia, segundo a Caixa Econômica Federal, responsável pela prática no Brasil.

Atualmente, apenas 436 agências oferecem essa opção, mas a CEF planeja ao menos dobrar esse número até o fim de 2015.

Com informações do Estado de São Paulo e do Jornal O Globo.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda