Bolsas de Valores são termômetro do mercado financeiro
Investir em ações pode ser uma boa decisão para quem procura ter rentabilidade nos investimentos. Mas é preciso conhecer como elas funcionam.

As bolsas de valores centralizam as operações do mercado de capital. São instituições que negociam títulos públicos, privados e mistos, além de transações de valores imobiliários e commodities agropecuárias. Nelas são listadas empresas que possuem capital aberto e por isso negociam as ações com outros investidores. Através das bolsas de valores que economistas, integrantes do governo, investidores e empresários conseguem aferir o movimento do mercado e da economia mundial e mensurar, principalmente, o quanto valem as empresas, por conta das cotações e do valor das ações.

Saiba como investir em ações

Com a bolsa de valores as empresas têm a possibilidade de conseguir investimentos para aplicações na companhia. Isso porque a venda ações gera recursos para que as empresas possam incrementar ao capital. Apesar disso, tanto para quem compra, como para quem vende, há riscos, já que todos os valores que fazem parte das transações diárias de uma bolsa de valores estão condicionados ao movimento do mercado, às decisões do governo, às taxas de importação e exportação, às medidas das concorrentes e da própria empresa negociante.

Também é por intermédio da bolsa que as empresas conseguem capitalizar com debêntures, que são títulos vendidos para investidores, como um empréstimo, onde serão pagos juros mais baixos do que na maioria das operações de crédito.

No Brasil, quem faz as negociações em bolsa depende da BM&FBovespa, que é a Bolsa de Valores de São Paulo. Ela é a maior bolsa da América Latina, com 400 operadores, 140 corretoras e uma movimentação financeira diária de aproximadamente R$ 400 milhões.

Para avaliar o desempenho do mercado e a variação de preços médio das negociações da Bolsa de Valores de São Paulo, a instituição divulga ao longo do dia o Índice Bovespa (Ibovespa), que só fecha no final do dia com um retrato das oscilações de valores das transações. De acordo com o Portal do Investidor, atrelado ao Ministério da Fazenda, esse índice é capaz de atuar como um termômetro da situação financeira das empresas que negociam na bolsa, da solidez econômica do país e do mundo.

Outras importantes bolsas de valores no mundo são a Nasdaq, a Bolsa de Valores de Nova York, Bolsa de Chicago e a Bolsa de Frankfurt.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor