Questionar-se sobre a necessidade de comprar algum item é uma atitude importante para controle das finanças. Uma planilha de gastos também pode ajudar.

Para fazer o dinheiro render é importante planejamento. Adquirir algo sem levar em consideração a necessidade de obtê-lo pode, no mínimo, impedir aplicações mais rentáveis. Mas também é o caminho para uma situação de endividamento ou, se já houver dívidas, agravá-las ainda mais.

Um modo de evitar essas situações incômodas é segurar o instinto consumista, evitar compras por impulso e desenvolver um método de compra inteligente. No supermercado, por exemplo, é sempre prudente já estar bem alimentado antes de fazer as compras. A fome pode trair o bolso nessas horas. Levar crianças também não é um bom comportamento, já que, na ânsia de satisfazê-las, corre-se o risco de gastar mais que o necessário. Criar o hábito de fazer uma lista de compras e pesquisar preços é, também, muito importante.

E para que as compras – mesmo as necessárias, como o supermercado – não precisem ser feitas sem planejamento, recorrendo ao cheque especial ou ao cartão de crédito, a família deve-se guiar por informações e metas definidas com a ajuda de uma planilha para finanças pessoais. Desse modo, é possível listar as despesas, reservar valores para investimentos, poupança e para as compras do mês.

Você pode fazer download gratuito de uma planilha muito útil e simples neste link.

Se quiser mais dicas de finanças pessoais, você pode acessar este link: http://www.oeconomista.com.br/category/financas-pessoais/

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda