De sete capitais, cinco têm inflação menor na primeira semana de junho
Inflação semanal desacelera em cinco das sete capitais pesquisadas pela FGV. Em Porto Alegre ocorreu a menor alta. Em São Paulo, preços estão maiores.

Para calcular o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S), a Fundação Getúlio Vargas faz o levantamento em sete capitais brasileiras. Dessas, cinco tiveram queda de preços na primeira semana de junho. O maior destaque ficou com Porto Alegre.

Na capital gaúcha, o IPC-S saiu de 0,48% na última semana de maio para 0,23%. Os alimentos foram os principais responsáveis pela desaceleração da inflação semanal, com queda no preço da tangerina (-11,45%) e da alface (-16,64%). A tarifa de energia elétrica também ficou mais barata em Porto Alegre, com redução de 1,79%.

Em Salvador, a desaceleração da inflação também foi sentida. Segundo o levantamento, o IPC-S havia sido de 0,68% na última semana do mês anterior. Na primeira semana de junho, no entanto, a alta foi de 0,58%. A elevação de preços foi menos acentuada também em Brasília (passou de 0,83% para 0,76%), Recife (1,03% para 0,91%) e Rio de Janeiro (0,57% para 0,48%).

O movimento inverso, com inflação maior que a registrada na semana anterior à pesquisada, foi vista em duas capitais. Belo Horizonte teve alta de 0,28% na primeira semana de junho, enquanto na última de maio havia sido de 0,27%. Mas a maior alta foi sentida em São Paulo, onde o IPC-S saiu de 0,32% para 0,39%.

Com informações do portal G1.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda