IGP-DI

O descontrole financeiro vem ganhando destaque entre as motivos que causam inadimplência. De acordo com a pesquisa Perfil do Inadimplente do 3º trimestre de 2016, realizada pela Boa Vista SCPC, uma em cada quatro pessoas (25%) apontam essa razão para o atraso no pagamento das contas.

No lado oposto do crescimento do descontrole financeiro, o levantamento mostrou também queda nas citações de desemprego – historicamente a principal razão para o atraso no pagamento das contas – com 37%, sendo o nível mais baixo de 2016.

Olhando para as faixas de renda, a pesquisa da Boa Vista SCPC constatou que houve crescimento da inadimplência principalmente nas famílias com rendimento superior a três salários mínimos: de 61% no 2º trimestre para 69% no último levantamento.

Quanto ao valor das dívidas, o levantamento revelou que 39% têm débito em aberto entre R$ 500 e R$ 2 mil, enquanto 31% têm dívidas abaixo de R$ 500. Já o valor médio do débito foi de R$ 1.746, o menor nível desde que a pesquisa Perfil de Inadimplente começou a ser realizada pela Boa Vista SCPC em 2012.

Em relação ao prazo em que as dívidas devem ser pagas, a maioria (57%) pretende regularizar os débitos em 30 dias, mas essa fatia é inferior aos 68% do levantamento anterior.

O percentual dos que planejam saldar seus compromissos entre 30 e 90 dias foi de 20%, acima dos 15% registrados no 2º trimestre, enquanto 23% só deverão pagar suas dívidas em mais de 90 dias (eram 17% na pesquisa anterior).

Ainda de acordo com a pesquisa Perfil do Consumidor Inadimplente, 70% dos consumidores declararam não estar mais financiando suas compras, e preferem esperar para pagar à vista e em dinheiro. Outros 23% fazem uso do cartão de crédito, 6% do carnê ou boleto e apenas 1% do cheque pré-datado.

A Boa Vista SCPC verificou também na pesquisa que 42% dos consumidores consideram que suas dívidas estão no mesmo nível do mesmo período do ano passado. No entanto, 31% disseram que seu endividamento cresceu e apenas 27% responderam que os débitos tiveram redução.

A fatia dos que planejam fazer compras nos próximos meses teve ligeira alta (de 16% para 18%, na comparação trimestral. De acordo com o levantamento da Boa Vista SCPC, o sonho de consumo continua a ser a compra da casa própria, citada por 46%, seguida por carro novo, com 19%, e de viagem com 12%.

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