Se comparados os procedimentos dos seis maiores bancos brasileiros, o valor cobrado para cadastro de cliente varia de zero a R$ 59. O fornecimento de extrato mensal pode ser o dobro de vezes mais caro entre a instituição com a menor e a maior tarifa. A compra de moeda estrangeira pode custar seis vezes mais em um banco que costuma praticar as menores tarifas em outros procedimentos. Ou seja, tudo depende das necessidades de cada cliente.

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) discutiu recentemente com o Banco Central (BC) medidas para que os clientes possam comparar com mais facilidade as tarifas cobradas pelos bancos. Enquanto a decisão não entra em vigor, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) disponibiliza uma ferramenta prática e com uma linguagem simples para que o consumidor possa conhecer alguns serviços básicos oferecidos pelas instituições financeiras do país e o valor cobrado por cada uma.

A partir desse espaço, o cliente pode identificar serviços que usa com mais frequência e comparar os preços de cada transação nos diferentes bancos do Brasil, ter mais certeza do custo-benefício dos procedimentos e economizar com os serviços bancários da mesma forma como deve ser feito na compra de um carro ou na ida ao supermercado.

Pesquisar preços dá ao consumidor o poder de comprar produtos e serviços mais compatíveis às suas necessidades, pagando os menores preços. Apesar de já ser hábito de muitos brasileiros, existem situações específicas onde essa orientação é esquecida, até por desconhecimento, como a comparação das tarifas das instituições financeiras.

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