equipe econômica

Após assumir na última semana o cargo de ministro da Fazenda, Henrique Meirelles anunciou alguns nomes da nova equipe econômica do Governo Federal. Para presidir o Banco Central foi indicado o economista Ilan Goldfajn, que passará ainda pela aprovação do Senado Federal.

A Secretaria da Previdência, que incorporada pelo Ministério da Fazenda, terá o comando de Marcelo Caetano. Será ele o responsável por formular uma nova política para área, incluindo a reforma que pode determinar uma idade mínima para a aposentadoria. A ideia, segundo Meirelles, é que a proposta seja discutida com a sociedade, com as centrais sindicais e com o Congresso Nacional.

Na Secretaria de Política Econômica, Carlos Hamilton irá coordenar a formulação das políticas macroeconômicas que vão fundamentar as ações do Governo Federal.

Já na Secretaria de Acompanhamento Econômico, o indicado foi Mansueto de Almeida Júnior, que terá a responsabilidade de acompanhar e analisar as despesas públicas. “O foco principal do Mansueto é uma análise detalhada das despesas públicas, diagnóstico que vai dar fundamento para tomar medidas que sejam não só eficazes, mas definitivas, que não sejam revertidas”, disse Meirelles.

Em relação às Secretarias Receita Federal e Tesouro Nacional serão mantidos nos cargos Jorge Rachid e Otávio Ladeira, respectivamente. O ministro da Fazenda adiantou que a próxima rodada de anúncios da equipe econômica irá tratar dos bancos públicos.

Perfil dos indicados para a equipe econômica

Ilan Goldfajn – presidente do Banco Central: Ilan Goldfajn é economista, com mestrado pela PUC-Rio e doutorado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Atuou como consultor de organizações internacionais (como Banco Mundial, FMI e Nações Unidas), do governo brasileiro e do setor privado.

Marcelo Caetano – secretário da Previdência: Marcelo Abi-Ramia Caetano é economista do Ipea desde 1997 e membro do conselho editorial do Journal of Social Policy, publicado pela Cambridge University Press. Entre 1998 e 2005, foi coordenador-geral de atuária, contabilidade e estudos técnicos do Ministério da Previdência Social.

Mansueto de Almeida Júnior – secretário de Acompanhamento Econômico: Mansueto Facundo de Almeida Jr é formado em economia pela Universidade Federal do Ceará, mestre em economia pela Universidade de São Paulo (USP) e cursou doutorado em Políticas Públicas no MIT, Cambridge (EUA), mas não defendeu a tese. É técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA, tendo assumido os seguintes cargos em Brasília: coordenador-geral de Política Monetária e Financeira na Secretaria de Política Econômica no Ministério da Fazenda (1995-1997), assessor da Comissão de Desenvolvimento Regional e de Turismo do Senado Federal (2005-2006) e assessor Econômico do Senador Tasso Jereissati.

Carlos Hamilton – secretário de Política Econômica: Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo é doutor e mestre em economia pela Fundação Getulio Vargas e engenheiro civil pela  Universidade Federal do Ceará. Iniciou sua carreira como analista no Banco do Estado do Ceará S.A. (1984-1990), foi analista na Secretaria do Tesouro Nacional (STN) (1990-1992) e está no Banco Central desde 2000. É diretor de Política Econômica do Banco Central desde março de 2010.

Imagem: José Cruz/Agência Brasil

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor