comércio

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), aumentou pelo quarto mês consecutivo, com alta de 1% entre julho e agosto, na série com ajuste sazonal.

Segundo a CNC, a o resultado foi influenciado pela melhora na avaliação das condições correntes (8,3%) e nas intenções de investimentos (1,8%). Em relação a julho do ano passado, o Icec aumentou 9,4%, segunda taxa positiva nessa base de comparação desde julho de 2013.

Além da alta mensal de 8,3% no subitem que mede as condições correntes do Icec, a avaliação das condições correntes mostra melhora desde fevereiro deste ano na avaliação mensal dessazonalizada. Apesar disso, o índice continua em patamar muito baixo – no ano, teve a primeira variação positiva (9,4%) desde o início da série histórica, em março de 2011, a despeito de o índice base de comparação (agosto 2015) ter sido também muito baixo.

A percepção dos varejistas quanto às condições atuais melhorou novamente em agosto em relação à economia (13,7%), em relação ao desempenho do setor do comércio (7,1%) e também em relação ao desempenho da empresa (6,6%).

O volume de comerciantes que avaliam as condições atuais como “piores” é menor, mas se mantém elevado: para 89,6% dos varejistas, a economia piorou neste fim de semestre. Este percentual é mais baixo do que o observado em julho (91,9%) e em dezembro de 2015 (95,7%) – até então a taxa mais elevada da série histórica do indicador.

Em agosto, o subíndice do Icec que mede as condições de investimentos registrou 81,5 pontos (1,8%), influenciado por mais um aumento nas intenções de contratação de funcionários (0,8%), nas intenções de investimentos na empresa (5,4%) e melhora na avaliação do nível dos estoques diante da programação das vendas (-0,3%). O crescimento deste subíndice foi de 0,5% em relação a agosto de 2015, primeiro aumento anual desde janeiro de 2014.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor