Inflação de 2014 acelera em dezembro, mas fecha abaixo do teto da meta
Segundo o IBGE, o acumulado de 6,41% da inflaçao de 2014 é o percentual mais alto desde 2011. Entretanto o número não extrapolou o teto da meta do IPCA para o ano, que era de 6,5%.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou os resultados oficiais da inflação de 2014 na manhã dessa sexta-feira, 8. O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) fechou em 6,41%, maior resultado desde 2011, quando fechou em 6,5%. Em 2013, o IPCA acumulado ficou em 5,91%.

Com a alta de preços de passagens aéreas, da carne no supermercado e das refeições fora de casa, o índice de dezembro foi de 0,78%. Não tão alto quanto o do último mês de 2013, quando o número chegou a 0,92%. O valor acumulado, apesar de ultrapassar ligeiramente as expectativas de 6,39% do boletim Focus, do Banco Central, ficou abaixo do teto da meta para o ano, que era de 6,5%. A meta central da inflação era de 4,5%, com tolerância de dois pontos para mais ou para menos.

A última vez em que a inflação extrapolou o máximo estabelecido foi em 2003, quando chegou a 9,3%. As pesquisas do IBGE foram feitas nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Salvador, Brasília, Goiânia e Curitiba.

Com informações do Jornal O Globo, do portal G1 e da Agência Brasil.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor