Inflação de março chega a 1,32%, maior nível mensal em 20 anos
A inflação prévia oficial de março, medida pelo IPCA, chegou a 1,32%, o maior nível para o mês em 20 anos. A principal responsável foi a energia elétrica, que subiu 22%.

Inflação oficial de março chegou a 1,32%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados, divulgados nesta quarta-feira, 8, pelo instituto, mostram que o nível do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,10% em relação aos 1,22% de fevereiro e atingiu o maior patamar para o mês desde 1995, há 20 anos.

Em março do ano passado, o IPCA, índice que mede a inflação oficial, atingiu 0,92%. No acumulado de 2015, o índice já chegou em 3,83% e, no acumulado dos últimos 12 meses, ficou bem acima do teto da meta (6,5%) e alcançou 8,13%: maior taxa desde dezembro de 2003.

Os preços que mais puxaram a alta dos preços do mês de março foram os relacionados às despesas de habitação, que subiram 5,29%. Esta é uma alta impactante se comparada à prévia de fevereiro, quando este setor teve alta de 1,22%. Os custos relacionados foram puxados principalmente pelas tarifas de energia elétrica, que subiram 22,08% em março e é responsável por mais da metade do índice geral do mês.

Os preços dos alimentos também subiram mais que em fevereiro com alta de 1,17%, mas o grupo geral de alimentação e bebidas teve uma elevação menor em março e registrou inflação de 0,81%.

Dos grupos de despesas analisados, o único que apresentou deflação no mês foi o de comunicação, que caiu 1,16%.

Com informações da Agência Brasil e do portal G1.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor