'Inflação do aluguel' medida pelo IGP-10 desacelera em maio
No período de um mês encerrado no dia 10 de maio, os índices de inflação medidos pelo IGP-10 recuaram e apresentaram alta de 0,52%. Os dados são de pesquisa da FGV.

O Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) teve alta de 0,52% em maio deste ano, de acordo com o Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A taxa registrada foi bem menor que a alta de 1,27% do mês de abril. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 14.

O recuo do IGP-10 foi segurado por todos os componentes utilizados como base de cálculo. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), teve alta de 0,53% de abril para maio. No cálculo do mês anterior, o indicador atingiu elevação de 1,45%; O índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 0,57% ante aos 1,01% de abril; E o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou alta de 0,37%.

O cálculo do IGP-10 é feito com base na alta dos preços do dia 11 de um mês até o dia 10 do mês seguinte e diz respeito à inflação de matérias-primas agrícolas e industriais, bens e serviços finais. É a principal base de tarifas públicas, contratos de aluguel e seguros de saúde.

Com informações da Agência Brasil e do Portal G1.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor