Juros do especial chegam aos 200% em 2014, a maior taxa em 15 anos
Relatório do Banco Central revelou estatísticas das principais taxas de juros médios do ano passado. Cheque especial teve aceleração em 2014 e atingiu os 200,6%.

O Banco Central (BC) divulgou nesta terça-feira, 27, os resultados das taxas médias de juros de 2014. O que mais impressionou foi o valor da taxa dos juros do cheque especial, que atingiram 200,6% em dezembro, o maior nível desde janeiro de 1999, quando chegou aos 204,3%. Os números também indicam que a aceleração deste aumento ocorreu no ano passado, já que no fim de 2013, o juro do cheque especial estava em 147,9% ao ano.

Na mesma análise de dados, o BC divulgou a primeira queda na inadimplência do cheque especial desde junho. Com a redução, o nível desta categoria atingiu 9,5% em dezembro. Quanto à inadimplência do crédito livre, também houve queda de 6,6% em novembro para 6,5% em dezembro. Importante perceber que é muito fácil para o consumidor leigo cair no cheque especial, já que a maioria dos bancos oferece este crédito pré-aprovado desde a abertura da conta.

O aumento de 52,7% em um ano no caso do cheque especial representa uma das maiores armadilhas financeiras para o contribuinte. Economistas alertam que o uso do “benefício” deve ser evitado ao máximo por conta das altíssimas taxas cobradas pelas instituições financeiras. Esta é uma linha de crédito que só deve ser utilizada por um curto período de tempo e quando houver necessidade.

Com informações do portal G1 e do Estado de São Paulo.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda