Mercado financeiro prevê PIB negativo para 2015
O Produto Interno Bruto, que cresceu 0,1% em 2014, deve ter resultados negativos de 1% neste ano, segundo pesquisa feita com representantes do mercado financeiro.

O mercado financeiro diminuiu a projeção do PIB de 2015 para uma retração de 1%. A pesquisa Focus, do Banco Central, estimava que o decrescimento econômico seria de 0,78%, na semana passada. Os dados, divulgados nesta segunda-feira, 30, também mostram uma previsão de alta na taxa básica de juros, a Selic, de 13% para 13,25% ao ano até dezembro.

Na última sexta-feira, 27, o IBGE divulgou os resultados oficiais do PIB do ano passado, que cresceu 0,1%.

A Selic já subiu 1% só no primeiro trimestre de 2015 e atualmente está fixada em 12,75% até a próxima reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), no final de abril.

Leia o artigo sobre a Selic do consultor Daniel Schnaider, publicado neste blog: http://colla.bo/ipWO2

A projeção da taxa cambial para o fim de 2015 também subiu, passando de R$ 3,15 para R$3,20 no boletim desta semana.

A inflação medida pelo Índice de Preços do Consumidor Amplo (IPCA) foi um dos únicos índices que se manteve estável na variação semanal da pesquisa. Passando de 8,12% para 8,13%, o que já representaria uma inflação mais de 1% acima do teto da meta, que é de 6,5%, atualmente.

As expectativas para 2016 continuam mais animadoras do que as deste ano. Para o ano que vem, o mercado financeiro espera a inflação de 5,60%, a taxa Selic em 11,5% e o crescimento econômico em 1,5%.

Com informações da Agência Brasil e da Folha de São Paulo.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor