Mercado mantém projeção da Selic, mas expectativa para IPCA passa de 7%
Projeção de 7,01% do IPCA é o indicador mais preocupante do boletim Focus desta semana. Pesquisa do Banco Central ainda prevê crescimento apenas de 0,3% no PIB de 2015.

Na projeção semanal do mercado financeiro, a Focus, do Banco Central (BC), prevê aumento da inflação e diminuição da projeção do Produto Interno Bruto (PIB). Novamente contrariando as metas propostas pela equipe econômica, o boletim mostra perspectiva para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo previsto para 2015 em 7,01%. O IPCA alto ficaria 0,6% acima do teto da meta para o ano.

No indicador de crescimento do Produto Interno Bruto, a queda foi de 0,1% em uma semana e agora o mercado aposta em 0,3% de evolução para o ano. Também caíram as previsões de crescimento industrial e a estimativa dos investimentos estrangeiros. De 0,69% para 0,5% e de US$ 60 bilhões para US$ 59,2 bilhões, respectivamente.

A taxa básica de juros, a Selic, permaneceu no mesmo patamar do boletim do dia 26 de janeiro e a projeção para 2015 ainda é de 12,5% ao ano. O índice importante se estabilizando e apresentando indícios de estagnação na perspectiva do mercado é uma das peculiaridades do boletim desta segunda-feira, 2. Na primeira reunião anual do Comitê de Política Monetária (Copom), o BC aumentou a taxa para 12,25% ao ano. Caso as previsões se concretizem, o controle do consumo proposto pela política econômica deve ser feito por vias alternativas ao controle de juros.

Com informações da Agência Brasil.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda