Mercado prevê PIB 2014 menor que 1% e inflação próxima ao teto da meta
Expectativa para o PIB mostra pessimismo do mercado com a economia brasileira. Projeção para o avanço do país ficou em 0,97%, segundo pesquisa feita pelo Banco Central com especialistas.

Pesquisa do Banco Central (BC) com mais de 100 instituições financeiras e divulgada nesta segunda-feira, 21, mostra o pessimismo do mercado com o desempenho da economia brasileira. Segundo os economistas consultados pela autoridade monetária, o Produto Interno Bruto (PIB) do país para este ano deve ser de 0,97%. É a oitava queda seguida na expectativa para o crescimento da economia. Na semana passada, a previsão era de 1,05%.

No ano passado o Brasil cresceu 2,5%, superando as expectativas do mercado, mas bem abaixo daquilo que havia sido previsto pelo governo no início de 2013. Para 2014, o Orçamento da União trabalha com um avanço de 2,5%. Já o Banco Central estima crescimento de 1,6%.

O primeiro trimestre deste ano teve um PIB de 0,2% na comparação com os três meses imediatamente anteriores, com destaque para o setor agropecuário. Mas com as recentes altas nos juros básicos da economia (Selic) para conter a inflação, a produção no país fica afetada, já que os financiamentos ficam mais caros e o consumo fica inibido. Na mais recente reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, a taxa de juros foi mantida em 11%, patamar que, de acordo com o mercado, deve permanecer até o fim do ano.

A inflação, por sua vez, deve continuar próxima ao teto da meta, segundo os economistas. Embora tenha havido queda na expectativa, de 6,48% para 6,44%, o valor é muito próximo ao nível máximo da meta de inflação, que é 6,5%. O centro, de 4,5%, é o objetivo que o país deve buscar. O mínimo é 2,5%.

Com informações do portal G1.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor