Na hora do aperto, o primeiro pensamento que muitas pessoas têm é de arranjar meios para aumentar a renda. De fato, esta é uma importante atitude aos endividados que desejam dar conta de todas as obrigações financeiras, mas não é a única a ser tomada.

Mais importante que aumentar a renda é cortar os gastos. De nada adianta ganhar mais se o padrão de despesas continuar o mesmo, ou até aumentar, já que pode haver aquela sensação de que, com a renda maior, existe espaço para gastos maiores também. Para conseguir se controlar e ter noção de como andam as finanças pessoais, a dica principal é documentar tudo e dispor as informações numa planilha de gastos, onde a família possa ir acompanhando a evolução das estratégias para retomar o fôlego com a economia da casa.

O Economista dispõe dessa planilha de gastos para download gratuito, que pode se tornar uma importante aliada no controle de gastos e na reestruturação das contas familiares. Aqui no blog é possível, ainda, encontrar dicas valiosas para que as finanças pessoais possam entrar nos eixos, se o problema for grande. Se a situação estiver sob controle, é hora de poupar para fazer o dinheiro render mais.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Registre-se ou faça login para comentar.

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor