Podcast. Inflação cai em cinco capitais, mas pesa para baixa renda
Inflação semanal está menor em cinco capitais, mas ainda pesa para baixa renda. Juros para o consumidor também subiram em maio.

Para calcular o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S), a Fundação Getúlio Vargas faz o levantamento em sete capitais brasileiras. Dessas, cinco tiveram queda de preços na primeira semana de junho. O maior destaque ficou com Porto Alegre. Em Salvador, Brasília, Recife e Rio de Janeiro, a desaceleração da inflação também foi sentida. O movimento inverso, com inflação maior que a registrada na semana anterior à pesquisada, foi vista em duas capitais: Belo Horizonte e São Paulo.

No entanto, para as famílias com renda de até dois salários mínimos e meio – portanto, as com menor poder aquisitivo –, o índice da Fundação Getúlio Vargas mostrou que a inflação está pesando mais. Conforme os dados do Índice de Preços ao Consumidor-Classe 1, a inflação para este grupo de renda subiu 0,58% em maio, ficando 0,06 ponto percentual superior ao das famílias com rendimento maior.

Os juros também estão pesando para o consumidor. Bancos e comércio elevaram os juros sobre os empréstimos e compras financiadas, em maio, pela quinta vez no ano, somando a 12ª alta seguida. Comportamento diferenciado em relação ao do Comitê de Polícia Monetária, que na última reunião manteve a taxa básica de juros inalterada.

A 6ª Cúpula do Brics, o grupo formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, reunirá os chefes de Estado dos cinco países-membros do bloco em Fortaleza neste fim de semana. O encerramento do encontro será em Brasília na segunda-feira, com a presença de presidentes das nações da América do Sul.

Mais detalhes, no podcast.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda