Produção industrial de março cai em cinco regiões, diz IBGE
Dos cinco locais que apresentaram queda na produção, São Paulo teve a menor diminuição, com -0,8%. Nos dois meses anteriores, o estado havia puxado a alta no índice.

A produção industrial do mês de março caiu, no país, puxada por cinco dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados da Pesquisa Industrial Mensal foram divulgados nesta terça-feira, 12 e são resultado do estudo livre das influências sazonais.

A queda foi registrada nos estados do Ceará (-3,1%), Minas Gerais (-2,5%), Paraná (-2,3%) e Pernambuco (-2,2%). Em São Paulo, a elevação nos índices de produtividade havia puxado a alta nos dois meses anteriores (janeiro 7,3% e 0,3% em fevereiro). Em março, no entanto, houve recuo de 0,8% na região.

Essa baixa na produtividade, de acordo com o IBGE, é fruto da menor confiança de empresários e consumidores na economia, o que acaba afetando a demanda doméstica por produtos industrializados.

No outro extremo das regiões pesquisadas, a Bahia apresentou uma alta de 22,1%, considerada atípica pelo instituto. O Nordeste, o Rio de Janeiro e o Pará também estão entre os que mais cresceram, com alta de 8,1%, 4,8% e 3,2%, respectivamente.

Com informações da Agência Brasil e do portal G1.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor