O governo deverá alcançar os objetivos de arrecadação este ano, mesmo diante da crise. Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, houve uma arrecadação a maior ao longo do ano, o que permitirá cumprir as metas fiscais do governo. A estimativa da receita administrada pela Receita Federal para 2008 é de R$ 470 bilhões.

“Ela nos permitirá cumprir as metas fiscais, pois vai terminar o ano com o melhor desempenho fiscal da nossa série histórica”, disse.

O ministro voltou a enfatizar que haverá uma desaceleração no último trimestre de 2008, mas que a economia crescerá em 2008 entre 5% e 5,5%. “Esse resultado é excelente”, disse. Ele lembrou também que há uma crise internacional que derrubou o crescimento de vários países

Mantega reafirmou que o governo não pretende minimizar as dificuldades, mas tem enfrentado a crise e dado respostas, com a vantagem de ter um “acúmulo de forças e uma musculatura” criada ao longo do tempo. O ministro não quis antecipar novas medidas, pois, como tem dito em outras ocasiões, o governo agirá sem adotar “nenhum pacote”, mas à medida que os problemas forem aparecendo.

Quanto à reforma tributária, ele disse que infelizmente o tema não será votado este ano, pois falta tempo, já que o Congresso Nacional está entrando em recesso. Ele espera aprovação no início do ano que vem, após o acordo feito com parlamentares da Câmara dos Deputados.

“Será uma das primeiras matérias a ser votada no ano que vem. Fizemos um boa proposta [de reforma tributária]. Tenho um manifesto com 22 governadores apoiando a reforma, que vai melhorar a situação do país. Ele vai ser aprovada. Pode escrever”, garantiu.

Mantega disse também que, após a aprovação na Câmara, a expectativa é de sucesso também no Senado.

Agência Brasil / Daniel Lima

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda