Reprodução da página oficial do evento.

Da meia-noite desta sexta-feira, 23, até a meia-noite de sábado, 24, ocorre no Brasil a terceira edição do Black Friday, onde grandes redes de varejo prometem expressivos descontos em todos os produtos e serviços. A iniciativa ocorre principalmente nas lojas virtuais, mas algumas empresas também levarão as promoções para as lojas físicas.

O evento é tradicional nos Estados Unidos e ocorre sempre na sexta-feira seguinte ao dia de Ação de Graças para esvaziar os estoques e iniciar as vendas de Natal. No Brasil, o Black Friday veio com os mesmos moldes e, neste ano, reuniu pelo menos 300 lojas virtuais, que prometem descontos de até 80%.

A expectativa das empresas é que as vendas on-line nesta sexta girem em torno de R$ 135 milhões – 35% superior ao resultado do ano passado, quando mais de 50 varejistas participaram da ação e atenderam 237 mil pedidos.

O e-bit, empresa de informações do comércio eletrônico, no entanto, acredita que as vendas deste ano possam chegar a R$ 150 milhões: 50% a mais que em 2011.

Mas a Fundação Procon de São Paulo alerta: os consumidores precisam ficar atentos às fraudes, golpes e propagandas enganosas, que são comuns nesta promoção.

O diretor de fiscalização do Procon-SP, Marcio Marcucci, relata que no ano passado houve um caso de alteração no preço original para forjar um desconto maior. Ou seja, o produto custava, originalmente, R$ 1.200, mas no dia da promoção a loja anunciou que o preço anterior era de R$ 1.999 e prometeram um desconto de 50% no produto, chegando ao valor de R$ 999. “Eles inflaram o preço inicial justamente para dar a impressão que o desconto era vantajoso”, explica.

Além disso, mesmo com o desconto, pode haver grande diferença entre uma loja e outra. Por isso, a recomendação é pesquisar. O consumidor também deve se prevenir de incomodações e só adquirir produtos em lojas que tenham contato via SAC. Empresas que só fornecerem um telefone celular para contato devem ser evitadas. É necessário, também, antes de comprar, ficar atento a todas as informações da loja: identificação, razão social, CNPJ, endereço e contato por e-mail.

Outro cuidado importante para evitar golpes é a instalação de um programa de antivírus e firewall no computador para impedir transmissão e recepção de acessos nocivos ou não autorizados.

O consumidor deve ficar alerta aos direitos de quem compra pela internet, como a desistência do produto num prazo de sete dias após o recebimento: “Ele tem que entrar em contato com a empresa e manifestar o direito de arrependimento garantido pelo Código de Defesa do Consumidor”, orienta o diretor do Procon-SP. A regra só vale para compras na internet ou por telefone. “Na loja física ele tem condições de ver o produto como ele é”, esclarece.

Como a maioria das compras são feitas por cartão de crédito mais alguns cuidados devem ser tomados, conforme orientações da Fundação Proteste: a compra por impulso deve ser evitada e os consumidores devem ficar atentos às taxas de juros cobradas nos parcelamentos. A dica é optar por lojas que ofereçam a facilidade de taxa zero nas mensalidades.

As ofertas estarão disponíveis no site do evento, o www.blackfriday.com.br. Para ter acesso, o usuário precisa acessar o site e se cadastrar.

Com informações do portal G1.

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