Taxa de juros do cartão de crédito chega a 290% ao ano, em março
De acordo com a pesquisa da Anefac, a taxa mensal dos juros do cartão subiu de 11,67% para 12,02%, o que fez com que a taxa de crédito chegasse aos 290% ao ano em março.

A taxa média de juros de cartão de crédito subiu de 276,04% ao ano para 290,43% ao ano de fevereiro para março, segundo a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). De acordo com a pesquisa, divulgada nesta quinta-feira, 9, a taxa mensal subiu de 11,67% para 12,02%.

Além do crédito rotativo, os valores cobrados para as outras modalidades de empréstimos também tiveram forte alta. Pelo sexto mês consecutivo, a taxa de operações de crédito apresentou elevação. A média anual de março foi de 118%.

No caso do cheque especial, os juros ultrapassaram a marca dos 200% e chegaram a 201,74% ante aos 195,2% de fevereiro. É o maior nível registrado desde junho de 2003. A taxa de financiamento veicular foi de 26,97%, a maior desde dezembro de 2011.

A taxação média dos empréstimos pessoais em bancos, em financeiras e no comércio também apresentou alta, alcançando, 59%, 138,71% e 82,48%, respectivamente.

No relatório divulgado juntamente com os dados dos levantamentos, a Anefac explica que, em vista do cenário econômico, o risco de inadimplência aumenta, assim como as prováveis novas elevações na Selic, a taxa básica de juros. Estas variáveis fazem com que aumente a tendência de alta nas diversas taxas de juros.

Com informações do portal G1 e do jornal Estado de São Paulo.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor