Depois do leilão do trem-bala ligando Campinas-São Paulo-Rio de Janeiro não ter recebido proposta alguma, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) decidiu fazer duas licitações. Primeiro, será licitado o modelo de tecnologia e depois, as obras de engenharia.  O novo edital será lançado até outubro e não deve sofrer alterações estruturais.

“Não estou mudando a essência, só a forma de licitar”, disse o diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo, que estima o valor total da obra em R$ 33 bilhões –aproximadamente R$ 9 bilhões para equipamentos e operação e R$ 24 bilhões para obra. “Não vamos desfigurar projeto para atender um perfil de empresas”, afirmou. Com cerca de 500 quilômetros de extensão, o trem-bala vai passar por aproximadamente 40 municípios.

A primeira fase do leilão –onde será escolhido o operador, que definirá a tecnologia adotada–será realizada no começo do próximo ano. O governo pretende também contratar a obra em lotes, para que mais empresas possam atuar na parte de construção civil da obra.

O leilão do trem da alta velocidade fracassou porque nenhum grupo se apresentou na concorrência nesta segunda-feira, 11, data marcada para as empresas entregarem suas propostas. Segundo Figueiredo, o fracasso foi motivado pela dificuldade das empresas detentoras de tecnologia de formar aliança com as empresas de construção nacionais. Por isso o governo acredita que, fatiando o processo, o leilão terá sucesso.

Figueiredo afirmou que, mesmo com o adiamento do leilão, o modelo fatiado é mais ágil e não vai comprometer o início das obras, previsto para o início de 2013.

Com informações do Portal Folha.com

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