O aumento da taxa de desemprego de 7,2% registrado em janeiro, quando comparado ao de dezembro do ano passado, que foi de 6,9%, foi o menor dos últimos cinco anos, segundo o economista do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cimar Azeredo.

“Janeiro é quando geralmente terminam as contratações temporárias do período do Natal. O que surpreendeu é que o aumento foi de apenas 0,4 ponto percentual em comparação com o do ano passado, que foi de 1,6%. Além disso, essa foi a menor variação de dezembro para janeiro em cinco anos”.

O cenário econômico forte foi, na opinião de Azeredo, o principal fator para que o mercado tenha absorvido a mão de obra temporária com mais força que nos anos anteriores.

Segundo o IBGE, existem hoje 21,6 milhões de brasileiros ocupados, sendo que 9,8 milhões com carteira assinada e cerca de 1,7 milhão de desempregados, com base na pesquisa realizada em seis regiões metropolitanas do país: Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Porto Alegre.

Belo Horizonte foi a única região pesquisada que registrou variação significativa no número de desocupados diante dos números de dezembro (18,2%). Em relação a janeiro de 2009, três regiões foram responsáveis pela queda na desocupação: Rio de Janeiro (16,8%), São Paulo (14,6%) e Porto Alegre (24%).

Flávia Villela / Agência Brasil

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda