No Brasil, onde emprega mais 20 mil pessoas, o HSBC vai fechar as portas e manter apenas um escritório para as contas internacionais de grandes clientes corporativos. Foto: Barry Caruth
No Brasil, onde emprega mais 20 mil pessoas, o HSBC vai fechar as portas e manter apenas um escritório para as contas internacionais de grandes clientes corporativos. Foto: Barry Caruth

O banco britânico HSBC anunciou nesta terça-feira, 9, que vai encerrar as atividades no Brasil, onde emprega 21.479 pessoas, e na Turquia como parte de uma estratégia de reestruturação econômica mundial. Nos dois países, a retirada implicará em um corte de 25 mil empregos, sem contar a redução no quadro mundial que, com mais 25 mil demissões, totalizará 50 mil postos de trabalho a menos.

Por aqui, as sedes serão vendidas e o banco só manterá ativo um escritório para servir os grandes clientes corporativos a respeito de necessidades financeiras internacionais. O objetivo do HSBC é reduzir cerca de US$ 5 Bilhões em custos anuais. As mudanças não implicam somente em demissões, contudo, já que os funcionários podem passar a fazer parte do quadro de trabalho das instituições que comprarem as filiais.

Analistas relacionam a saída do país à perda de competitividade frente às grandes fusões que aconteceram nos últimos anos (como a compra do Banco Real pelo Santander em 2007 e a união entre Itaú e Unibanco em 2010), visto que os maiores bancos do país lucraram acima da média neste primeiro trimestre.

As novas medidas financeiras anunciadas nesta terça-feira são uma reação às perdas em multas depois da revelação de um grande escândalo de evasão fiscal na Suíça, em fevereiro deste ano, quando foram reveladas mais de 50 mil contas relacionadas a atividades ilegais em todo o mundo.

O HSBC anunciou que, além das demissões em massa da saída de certos mercados, novos investimentos serão feitos no sul e sudeste da Ásia, concentrando as atividades principalmente na Índia e na China.

Com informações do portal G1 e do jornal El País Brasil.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor