Beneficiários do ‘Minha Casa, Minha Vida’ dão nota 8,77 para os imóveis
Beneficiários do Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, dão nota 8,77 aos imóveis do programa. Pesquisa foi parceria do Ipea, do Ministério da Cidades e da Secretaria de Habitação.

De acordo com uma pesquisa da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades em parceria com o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), os beneficiários do Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, atribuíram a nota 8,77 aos imóveis do programa.

Foram entrevistadas 7.252 famílias em 184 municípios de 23 estados. A maioria é de mulheres (77%) e a faixa etária média é de 38 anos. A renda média (R$ 753) fica próxima a um salário mínimo. Dos entrevistados, 29,84% residiam em áreas de risco. Em média 5% da renda familiar é destinada à parcela do imóvel. Importante ressaltar que os empreendimentos pesquisados são da primeira fase do Minha Casa, Minha Vida (2009-2010).

A nota 8,77 é uma média baseada em diversos itens. Entre os maiores estão a não intenção de mudar do imóvel, com nota 9,44; o entorno da moradia, com 8,20; e o aumento do bem estar, com 8,62. Dos aspectos mais mal avaliados, se destacam a disponibilidade de escolas perto do imóvel e a disponibilidade de clínicas e hospitais, com respectivamente 4,03 e 4,36. As pessoas pesquisadas também demonstraram insatisfação com o lazer nas proximidades, que recebeu a nota média de 3,49.

Segundo o 11º balanço do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), divulgado neste mês, o programa habitacional contratou 3,7 milhões de moradias e entregou 1,87 milhão até o mês de novembro. Esse número corresponde a 98,8% da meta do programa para 2014. De acordo com o governo, o programa beneficiou mais de 7 milhões de pessoas e gerou 1,2 milhão de empregos. As obras ainda em execução devem empregar mais 1,7 milhão de trabalhadores.

Com informações do Ministério das Cidades e da Agência Brasil.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor