Black Friday firma parcerias para evitar fraudes de 2012
Organização da Black Friday brasileira se prepara para limpar a imagem e evitar as fraudes registradas em 2012, quando menos de 3% dos produtos tiveram descontos reais.

Descontos inexistentes, lentidão e sites fora do ar, estoque insuficiente, entrega demorada e mau atendimento. Estes foram os principais problemas da Black Friday brasileira do ano passado. A megaliquidação, tradição nos Estados Unidos após o dia de Ação de Graças, ocorre no Brasil desde 2010, mas ano passado ganhou as redes sociais por causa da quantidade de problemas e os registros de desrespeito aos direitos do consumidor.

Para limpar a imagem de “Black Fraude”, a organização fez parcerias neste ano. O site Reclame Aqui terá um canal direto no site oficial do evento para registro de reclamações, que serão encaminhadas aos varejistas. A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara E-Net) elaborou um código de ética com orientações para as empresas sobre como se preparar para o dia de promoção. Para acompanhar os preços, o Instituto Sieve irá monitorar as ofertas anunciadas, para verificar se realmente são verdadeiras.

“Ninguém está exigindo que as empresas façam essas grandes ações promocionais, mas se elas querem fazer, precisam ter responsabilidade, para que o consumidor não enfrente problemas”, afirmou Renan Ferraciolli, assessor chefe do Procon-SP ao Estado de S. Paulo. A entidade tem conversado com os varejistas para evitar os problemas “amadores” do ano passado.

Pesquisa revelou fraudes no evento em 2012

Pesquisa do Programa de Administração de Varejo (Provar) realizada na Black Friday 2012 comprovou que, dos 1.700 produtos analisados, somente 48 tiveram, de fato, redução de preço no dia da promoção. Neste ano, a pesquisa será feita novamente.

Além do Provar, a manifestação dos consumidores no site Reclame Aqui retratou a situação do evento do ano passado: foram mais de 8 mil reclamações na sexta-feira da promoção e nos dois dias seguintes. Quase a metade dos registros era por propaganda enganosa (47%). Sete empresas foram autuadas pelo Procon-SP.

Neste ano são esperadas 120 empresas no site oficial da Black Friday, que prometem descontos de até 80% e estimam um faturamento total de R$ 340 milhões: 56% a mais que em 2012 (R$ 217 milhões).

A Black Friday brasileira ocorre na sexta-feira 29 de novembro.

Com informações do Estado de S. Paulo.

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