A presidente Dilma Rousseff vai aproveitar sua visita à Finlândia para se encontrar com empresários finlandeses e mostrar o esforço que o governo brasileiro vem fazendo para retomar o crescimento da economia doméstica. Os investimentos da Finlândia no Brasil ocupam papel central nas relações econômicas bilaterais. Há cerca de 50 empresas finlandesas operando no Brasil, gerando, aproximadamente, 20 mil empregos.

Do lado finlandês, o interesse na reunião com a presidenta Dilma também é grande. O objetivo é discutir futuras oportunidades de negócios e cooperação, especialmente no âmbito dos investimentos em infraestrutura e de indústrias brasileiras de exportação. Entre as novas oportunidades de negócios, estão também os Jogos Olímpicos Rio 2016. Os finlandeses estão interessados, principalmente, em novas oportunidades em soluções de tecnologia limpa e bioeconomia, área em que as empresas finlandesas têm as melhores práticas em nível mundial.

O comércio entre os dois países em 2014 foi de US$ 1,029 bilhão, um aumento de 50% em relação a 2005. Os produtos mais importados pelo Brasil são maquinários, papel e produtos farmacêuticos. Já as principais exportações são café, chá, minérios, ferro e aço.

Algumas empresas estão no Brasil há mais de 50 anos. A presença finlandesa se destaca nos setores de papel e celulose, processamento químico, tecnologia marítima e de offshore, entre outros. Investimentos finlandeses também têm sido bastante significativos na área de telecomunicações.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor