Cofecon
Novo conselho do Cofecon é empossado em Brasília para o triênio 2011/2013. Foto: Divulgação/Cofecon

O Conselho Federal de Economia (Cofecon) realizou na noite da última quinta-feira, 3, a posse de sua presidência para o ano de 2011, bem como dos novos conselheiros eleitos para um mandato no triênio 2011/2013. A cerimônia foi realizada na Embaixada de Portugal, em Brasília, e contou ainda com o lançamento de um selo personalizado, comemorativo aos 60 anos da regulamentação profissional de Economista no Brasil.

Novos conselheiros

Depois que o presidente Waldir Pereira Gomes e o vice-presidente Mário Sérgio Fernandez Sallorenzo assinaram o termo de posse, foram convidados os novos conselheiros para fazer o mesmo.

Os economistas Antonio Melki Junior, Celina Martins Ramalho, Ermes Tadeu Zapelini, Luiz Alberto de Souza Aranha Machado, Odisnei Antonio Bega e Roberto Bocaccio Piscitelli foram empossados como conselheiros efetivos; da mesma forma os suplentes Carlos Alberto Safatle, Charles Schneider, Denivaldo Targino da Rocha, Marcelo Martinovich dos Santos e Paulo Salvatore Ponzini foram chamados a assinar seus termos de posse. O conselheiro suplente Edson Peterli Guimarães, suplente, foi o único ausente.

Selo personalizado

Outro ponto alto da noite foi o lançamento do selo e do carimbo comemorativos dos 60 anos da regulamentação profissional do economista no Brasil. O momento contou com a presença do diretor regional dos Correios, Elano Crisóstomo. O presidente Waldir, o vice Sallorenzo e o conselheiro com registro mais antigo do plenário, Osmar Gonçalves Sepúlveda, receberam das mãos do diretor uma placa e um álbum com as peças filatélicas.

Presidente fala sobre realizações e planos

Em seu discurso de posse, o presidente Waldir Pereira Gomes destacou as vitórias de sua primeira gestão, agradecendo aos conselheiros federais e presidentes de Regionais. Entre elas, destaca-se a conclusão da Campanha Nacional de Recadastramento, que emitiu mais de 16 mil novas carteiras; a implantação dos despachos executivos e do novo regimento interno; o Programa de Recuperação de Créditos; a realização do Workshop dos Gerentes Executivos, Assessores Jurídicos e Fiscais do sistema COFECON/CORECONs; a defesa do campo de trabalho dos economistas em entidades como a Infraero e o Banco do Nordeste do Brasil.

Como desafios para 2011, Waldir destacou a comemoração dos 60 anos da regulamentação profissional do Economista, com um debate profundo sobre o papel do economista na sociedade e encontros regionais; a realização do Congresso Brasileiro de Economistas. “Não desconhecemos as demandas dos economistas, mas elas serão enfrentadas de acordo com os meios de que dispomos”, afirmou o presidente. Falou ainda sobre planejamento estratégico e uma nova pesquisa acerca o perfil dos economistas, que permitirá conhecer melhor o público atendido pelo COFECON, e sobre projetos na área de educação. “Nós nunca chegaremos ao desenvolvimento econômico sem a educação”, apontou.

Waldir falou ainda sobre a importância da participação do COFECON no debate econômico, apontando algumas questões de conjuntura, como o déficit nas contas correntes, os investimentos externos, exportações e desindustrialização.

Com informações da assessoria de imprensa do Conselho Federal de Economia (Cofecon).

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Registre-se ou faça login para comentar.

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda