Confiança do consumidor brasileiro para de cair, diz CNI
O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor brasileiro permaneceu em 100 pontos de fevereiro para março, mas índice ainda é o menor desde junho de 2001.

A confiança do consumidor brasileiro parou de cair pela primeira vez desde outubro de 2014. O indicador, medido pelo Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) continua em 100 pontos e foi divulgado nesta segunda-feira, 6, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Apesar de ter se estabilizado e se mantido estável em relação ao índice apresentado em fevereiro, o Inec de março ficou 8,1% abaixo do registrado no mesmo mês de 2015 e ainda tem o pior resultado desde junho de 2001.

A pesquisa mensal feita pela CNI foi realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) analisou, de 21 a 25 de março, 142 municípios e entrevistou 2.002 pessoas. Este levantamento é baseado em seis componentes distintos, dos quais três registraram piora em relação ao estudo de fevereiro: o índice de renda pessoal, que caiu 11%; o de situação financeira, que caiu 10,6%; e o de endividamento, que registrou queda de 4,3%.

Por outro lado, há melhora na percepção dos consumidores sobre a evolução dos preços, das compras de bens de valor e do emprego, índices que cresceram 10,6%, 9,9% e 5%, respectivamente.

Com informações do portal G1 e da Agência Brasil.

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