Tipos de cartões

Ainda há muitas pessoas que acham que os tipos de cartões se resumem ao de débito e ao de crédito, mas não é bem assim. Existem outros tipos de cartões com funções diferentes. Neste artigo da nossa série de educação financeira, vamos listar os principais e mostrar como funciona cada um deles.

Para não ficarmos somente no conceito, como fizemos nos primeiros artigos da série, no fim do texto vamos dar algumas dicas de como escolher o melhor cartão para as suas necessidades. Afinal, é sempre bom lembrar que qualquer dívida feita no cartão precisa ser paga, independentemente do prazo. E ninguém aqui quer comprometer o bom andamento das finanças pessoais, não é mesmo?

Tipos de cartões

Bom, existe uma variedade grande de tipos de cartões, que vão desde os de crédito até aqueles vinculados a uma marca, passando pelos pré-pagos e aqueles exclusivos de uma loja. Cada um deles funciona de uma forma e tem suas regras específicas. Confira os detalhes dos principais tipos de cartões:

Cartão de débito

Ele está sempre associado a uma conta bancária, pois o valor usado precisa ser debitado na hora da compra ou saque. Ele permite acessar os caixas eletrônicos para realizar saques, depósitos, transferências, pagamentos de contas, consultas a extratos, entre outras funções.

No comércio, seu uso permite a realização de pagamentos em locais credenciados, debitando o dinheiro diretamente da conta corrente do proprietário do cartão, mediante a digitação de uma senha pessoal, e transferindo o mesmo valor para a conta do vendedor ou do prestador do serviço. O cartão de débito também pode ser internacional.

Cartão de crédito

Não precisa estar vinculada a uma conta bancária, pois o valor usado para compra ou saque é pago posteriormente, na data de vencimento da fatura. O limite para as operações depende da sua confiabilidade como cliente e leva em conta, normalmente, os valores das faturas e a pontualidade dos pagamentos, podendo ser aumentadas conforme o tempo de uso. Se for um cartão simples, não tem nenhum benefício adicional, além de um anuidade reduzida ou sua isenção.

O cartão de crédito também pode ser internacional, o que permite a compra em sites e estabelecimentos fora do país. No caso de uma viagem internacional, o usuário também pode realizar saques conforme a disponibilidade de agência ou terminais de atendimento, mediante o pagamento de tarifa. Normalmente, sua anuidade é mais elevada que somente o nacional.

Os cartões de crédito também apresentam modalidades que oferecem mais benefícios, como os modelos Gold e Platinum. Para saber mais, faça o download gratuito do nosso infográfico sobre o assunto clicando aqui!

Cartão pré-pago

Similar a um cartão de débito, ele também é oferecido por um banco, só que ao invés de descontar da conta bancária, o valor é debitado do que foi depositado no cartão. É como um celular pré-pago, por exemplo. Ele pode ser usado tanto em compras dentro do país quanto no exterior, dependendo da modalidade que foi contratada. É uma boa opção para controlar os gastos em viagens ou a mesada dos filhos.

Cartão de loja

Geralmente, o cartão de loja é um substituto do crediário próprio. Sua principal função é facilitar a cobrança por parte dos lojistas e, de certa forma, garantir o retorno do cliente ao estabelecimento, mantendo o relacionamento, pois exige o pagamento direto no caixa. Ele não funciona fora da loja que o emitiu, mas oferece vantagens sobre os cartões oferecidos pelos bancos, como descontos especiais, mais facilidade no pagamento e taxa de juros menores (quando elas existem).

Cartão co-branded

Conhecido como cartão de marca compartilhada, associa uma bandeira de cartão de crédito a uma marca, com o objetivo de conceder vantagens específicas. Une os benefícios do cartão de crédito com o de loja: pode ser usado em vários estabelecimentos e pago em qualquer rede bancária no vencimento, além de oferecer vantagens específicas para compras na rede que “assina” o cartão. Um exemplo são os cartões de companhias aéreas e redes de varejo.

Para conferir uma lista completa dos tipos de cartões disponíveis no mercado, faça o download gratuito do nosso infográfico sobre o assunto!

Dicas para escolher o melhor tipo de cartão

Tudo vai depender das suas necessidades. Há quem não goste de comprar nada a prazo, então não faz sentido ter um cartão de crédito só para ocupar espaço na carteira. Se a questão é a mesada dos filhos, um cartão pré-pago pode ser a solução. Ou se você vai somente a um determinado supermercado, por que não usar o cartão deles para ganhar vantagens nas compras? Aqui, a dica principal é olhar para o seu dia a dia e ver o que precisa de verdade.

Há pessoas, por exemplo, que usam o cartão de crédito como um unificador de contas, fazendo todas as compras nele e estabelecendo um limite para os gastos mensais. Hoje, praticamente todos os serviços aceitam vincular seus pagamentos ao vencimento do cartão, assim não é preciso correr para pagar boletos e não se corre o risco de esquecer alguma dívida. Dessa forma, é possível prever as despesas mensais e organizar melhor o orçamento pessoal.

Depois disso, como tudo o que envolve o seu dinheiro, parta para a pesquisa. Se você tem conta em banco, comece por aí. Confira os tipos de cartões que eles oferecem: nacional e internacional; básico, gold ou platinum. E também o valor da anuidade. Se você nunca viaja para o exterior e nem pretende, por que vai pagar mais anuidade, não é mesmo?

E, claro, verifique as ofertas direto com as operadoras, como Visa, Master, Hipercard, American Express, entre outras. Elas têm processos um pouco diferentes dos bancos para a emissão de cartões. Também é possível procurar outras operadoras de crédito que oferecem serviços de cartões, mas tome cuidado para não cair em conversa fiada. Lembre-se do ditado: quando a esmola é demais, o santo desconfia. Opte sempre por empresas honestas e reconhecidas pelo mercado.

Enfim, independentemente do tipo de cartão, o mais importante é ter consciência na hora de usar, aproveitando as vantagens, mas sem exageros. Esperamos que você tenha gostado do artigo e possa tomar boas decisões daqui para frente. Continue acompanhando a nossa série, toda semana trazemos um novo artigo para ajudar você a organizar a sua vida financeira.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda