O consórcio é uma opção para quem não tem pressa em adquirir um carro. Apesar de não ser financiamento, somente no primeiro semestre deste ano o consórcio foi responsável por 14,2% das vendas veículos leves no Brasil.

Nele, um grupo de pessoas paga uma quantia mensal até alcançar o valor total do produto. Neste meio tempo são realizados sorteios que podem adiantar a contemplação. Ou seja, é possível resgatar o produto (neste caso, o carro) durante o pagamento das parcelas do consórcio, ou, se não tiver sorte, depois de ter pagado todas as prestações.

Mais de 1,7 milhão de brasileiros optam pelo consórcio para comprar um automóvel.

Sobre o consórcio

Paulo Sandroni, em “Dicionário de Economia do Século XXI”, define o termo: “Reunião de pessoas físicas ou jurídicas interessadas na compra de determinados bens e que formam um caixa comum. No Brasil, os consórcios são regulamentados pelo governo federal, e essas regulamentações sofrem alterações quando a política econômica se orienta no sentido de inibir ou ampliar o consumo de determinados bens. Os consórcios reúnem um número variável de participantes, que contribuem com uma quantia mensal proporcional ao número de meses que o grupo se manterá”.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda