Consórcios de imóveis crescem mais de 50% de janeiro a julho de 2015
Com economia desacelerada e juros altos no financiamento tradicional, os consórcios de veículos leves, pesados e de imóveis cresceram em relação ao ano passado.

Em meio a um período de baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), alta da inflação, diminuição do poder de consumo e, principalmente alta em todas as taxas de juros e crédito tradicionais no Brasil, os consórcios na área de imóveis cresceram 50,3% em comparação com o ano passado. Os dados são de uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac).

De acordo com o levantamento, os consórcios para compras de automóveis também tiveram mais adesão até julho deste ano em comparação com os primeiros sete meses de 2014. A alta no segmento foi de 17% no caso dos veículos leves e de 11% no caso dos ônibus, caminhões, tratores e implementos agrícolas.

Em números absolutos, até o final do mês de julho, foram vendidas 135,9 mil novas cotas de consórcio habitacional, 551,1 mil cotas de veículos leves e 25,5 mil de veículos pesados. De acordo com o presidente da Abac, Paulo Roberto Rossi, o consumidor passou a procurar a modalidade como alternativa, além de planejar melhor o acesso aos bens ao invés de comprar impulsivamente itens mais valiosos. “Mesmo em meio a um momento econômico difícil, o consumidor tem redobrado sua atenção nos comprometimentos financeiros de médio e longo prazos”, afirmou.

Com informações da Agência Brasil.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda