O recuo no valor das tarifas de energia elétrica, enfim, pode ser possível. É que serão desligadas 21 usinas termelétricas neste sábado, 8, de acordo com o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). A medida deve gerar uma economia de R$ 5,5 bilhões ao custo mensal de operação (CMO) em 2015.

Após o desligamento dessas usinas, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deverá analisar a possibilidade de baixar a bandeira tarifária de vermelha para amarela, reduzindo o repasse dos custos de geração de energia às tarifas.

A medida foi proposta pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) diante da previsão de melhorias nos níveis das hidrelétricas, especialmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. A expectativa é que nesses locais o armazenamento de água chegue a 30%, o que afasta qualquer possibilidade de desabastecimento energético no país.

Serão desligadas as unidades de Igarapé, Termonorte 2, Bahia I, Sepé Tiaraju, Palmeiras do Goiás, Enguias, Araucária, Muricy, Arembepe, Nutepa, Daia, Petrolina, Goiânia 2, Camaçari, Carioba, Brasília,  Potiguar, Potiguar III, Pau Ferro, Termomanaus e Xavantes.

O ONS, no entanto, deverá continuar acompanhando as condições hidroenergéticas do Sistema Interligado Nacional (SIN), para o caso de ser necessário retomar a geração térmica e garantir o atendimento ao sistema.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda