EnTENDA de Economia, Prêmio Economista Paranaense do Ano, Palestras e Debates Sobre Assuntos Econômicos, Divulgação na Mídia e 19ª Prêmio Paraná de Economia e do 4º Prêmio BRDE, estão entre as ações.

Com o objetivo de promover a discussão econômica e também fortalecer a presença e destacar a importância do economista na sociedade, o Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon-Pr) irá promover uma série de atividades em comemoração ao Dia do Economista. O projeto da entidade é tornar o mês de agosto, quando é comemorado o Dia do Economista, um período tradicional para incentivar debates sobre o cenário econômico e apurar os reflexos na Economia do Paraná e Brasil. Entre os destaques, está a realização dos eventos EnTenda de Economia, 1º Prêmio Economista Paranaense do Ano, com a presença do Ministro da Agricultura e economista Reinhold Stephanes e o 19ª Prêmio Paraná de Economia e do 4º Prêmio BRDE.

No dia 13 de agosto, o Conselho vai realizar a ação EnTENDA de Economia, com a instalação de uma tenda na Rua XV de Novembro, no Centro de Curitiba. Na tenda, profissionais de economia, com o apoio de alunos e professores, vão oferecer orientação gratuita à população sobre conceitos econômicos, como taxa de juros, inflação, câmbio, importação, exportação, subsídio, taxa, tarifa, imposto, bolsa de valores, ações, produtos financeiros, além de prestar esclarecimentos quanto à obtenção de empréstimos, financiamentos, uso do cartão de crédito e do cheque especial e aplicação na Bolsa de Valores.

A entrega do 1º Prêmio Economista Paranaense do Ano será realizada no dia 28 de agosto, no auditório da Ocepar, em Curitiba. A abertura do evento contará com a palestra do Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. Essa iniciativa tem como objetivo reconhecer o trabalho realizado por economistas que se destacam no setor acadêmico e no mercado, bem como por jornalistas e comentaristas econômicos. Por meio dessa iniciativa, a Entidade visa, também, a prestar uma homenagem e incentivar os economistas importantes para o Estado, com o reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos pela classe. O prêmio compreenderá três categorias, “Economista Acadêmico do Ano”, “Jornalista Econômico” e “Economista do Ano”.

Em Campo Mourão (PR), será promovida a solenidade de entrega do 19º Prêmio Paraná de Economia e do 4º Prêmio BRDE de Desenvolvimento, no dia 26 de agosto. Promovido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (CORECON–PR), o prêmio tem a finalidade de estimular a produção científica, ampliando o foco dos temas ligados à economia paranaense e economia pura aplicada, além de incentivar a pesquisa e a investigação econômica pelos profissionais da área. A premiação será destinada à categoria artigo (Economista e Estudante de Economia) e Categoria Monografia de Conclusão de Curso de Graduação (Economia Paranaense e Economia Pura e Aplicada). Este prêmio é resultado da parceria entre o Corecon-Pr e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE.

Palestras e debates também fazem parte da programação. A primeira palestra foi realizada no dia 4 de junho, com a participação do economista de grande notoriedade no Paraná, Gilmar Mendes Lourenço, que ministrou a palestra “A Crise Internacional e a Economia do Paraná”. No dia 13 de agosto, o debate ficará por conta da população e dos economistas, através dos esclarecimentos que serão prestados sobre temas econômicos. O encerramento desta atividade será com a palestra do ministro e economista Reinhold Stephanes, no dia 28 de agosto.

O Corecon-Pr pretende prestar uma homenagem ao Economista e também comemorar os 58 anos da regulamentação da profissão com uma ação de mídia. As rádios CBN e Band News vão veicular um comercial no período que antecede a festividade. A CBN veiculará para todo o Paraná, em rede.

As ações planejadas para comemorar os 58 anos da Lei 1.411/51, que regulamentou a profissão do Economista, têm a finalidade de aproximar o Economista da população, enaltecendo a importância da sua atuação em diversas áreas. Para o Corecon-Pr, este é um modo de destacar o Economista perante os demais profissionais na sociedade, esclarecendo que ele é o profissional mais capacitado para entender e interpretar os fatos econômicos que afetam o cotidiano das pessoas.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda