Dilma: crescimento baixo é, em parte, fruto do mau humor dos mercados
Em entrevista a jornalistas estrangeiros no Palácio da Alvorada, Dilma diz não entender os motivos para o crescimento lento da economia brasileira. Foto: Agência Brasil.

A presidente Dilma Rousseff afirmou em um encontro com jornalistas estrangeiros que não compreende os motivos do crescimento lento da economia brasileira nos últimos anos. A média de avanço do Produto Interno Bruto (PIB) nos três anos da gestão Dilma foi de 2%. Segundo ela, parte dos problemas do país se deve ao mau humor dos mercados.

A entrevista foi na terça-feira em Brasília. Segundo reportagem da revista Exame, Dilma se disse satisfeita com os rumos do seu governo, animou-se ao falar dos projetos de infraestrutura e atribuiu os atrasos nas obras que eram esperadas para a Copa ao “custo da nossa democracia”. “Ninguém faz [um metrô] em dois anos. Bom… talvez a China”, disse a presidente, rindo.

Para Dilma, as condições domésticas estão maduras para um crescimento saudável do país. Apesar dos cortes de tributos realizados ao longo do seu governo, disse, é necessária uma reforma tributária mais abrangente para estimular o desenvolvimento do Brasil.

Combate à pobreza e inflação. Segundo a Exame, a presidente deu especial destaque às políticas de combate à fome, diminuição da pobreza e da desigualdade. Dilma classificou como sendo sua principal “fonte de orgulho” os avanços nesta área durante a sua gestão.

Para ela, a inflação, que costuma atingir principalmente os mais pobres, está desacelerando, o que é comum nesta época do ano. Dilma descartou a possibilidade de rever a meta da inflação (de 4,5% com tolerância de dois pontos para mais ou para menos), justamente uma das propostas defendidas por dois dos seus principais concorrentes ao Palácio do Planalto nas eleições deste ano.

Com informações do portal Exame.com.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor