A economia da China cresceu 8,7% em 2009. O índice ficou acima da meta oficial que era de 8%. No entanto, o crescimento está abaixo do registrado em 2008, de 9,6%. De acordo com o Birô Nacional de Estatísticas do país, o valor acumulado do Produto Interno Bruto (PIB) entre janeiro e dezembro do ano passado alcançou US$ 4,91 trilhões. O número faz com que a China fique muito próxima do Japão, podendo se transformar na segunda economia mundial.

Com a crise financeira internacional do final de 2008 e início de 2009, a economia chinesa foi fortemente afetada. Mas os estímulos do governo garantiram as fortes taxas de crescimento econômico.

Com o resultado de 2009, o PIB chinês se iguala ao PIB do Japão de 2008. O Japão deve anunciar os dados referentes à sua economia no ano passado em fevereiro. Espera-se uma contração de até 6% na economia japonesa. Apesar dos dados, o chefe da agência nacional de estatísticas chinesa, Ma Jiantang, relativizou a comparação, reconhecendo que a China é um país em desenvolvimento e possui ainda 150 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza.

Com informações do G1.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda