Economia mundial pode ser afetada com impasse sobre Orçamento dos EUA
Impasse nos EUA por conta da não aprovação do Orçamento federal põe em risco desenvolvimento da economia mundial. Grande parte dos serviços do país estão parados.

Um impasse no legislativo norte-americano entre republicanos e democratas terminou em prejuízo para os Estados Unidos. A partir dessa terça-feira, 1º de outubro, a maioria dos serviços do setor público do país estarão paralisados. Isso ocorre porque o legislativo não chegou a um consenso sobre o Orçamento federal. Normalmente essa decisão é feita com antecedência, mas disputas políticas atrasaram o calendário de votações e o último prazo se encerrou no último dia de setembro.

A preocupação no mundo é o impacto que esse acontecimento vai ter na economia internacional. “Se os Estados Unidos não puderem resolver apropriadamente seus planos de gasto e de redução do déficit, será um risco para a economia mundial”, advertiu nesta terça-feira o primeiro-ministro britânico, David Cameron.

Na segunda-feira, 30, o presidente Barack Obama fez um apelo para que os parlamentares trabalhassem pela aprovação do orçamento: “Isso não precisa acontecer”, disse. “Manter o governo do povo funcionando não é uma concessão a mim. É a sua responsabilidade básica”, cobrou. Obama lembrou que o governo federal é o maior empregador do país e que o fechamento iria ter consequências na economia.

A economia norte-americana vinha crescendo e estava sendo vista com esperança pelo mundo todo, porque impacta no desenvolvimento de todas as nações. Mas agora o clima é de preocupação. Um impasse desses não acontecia há 17 anos, desde o governo do democrata Bill Clinton.

Entenda o caso

O Congresso dos EUA precisava aprovar, até a meia-noite (1h de terça-feira, pelo horário de Brasília), um Orçamento para permitir os gastos federais. Sem essa decisão, o governo vinha tendo suas despesas custeadas por permissões temporárias, chamadas de “resoluções continuadas”. A última, aprovada em março, expirou nesta segunda, 30.

O motivo do impasse é a recusa dos republicanos, partido de oposição a Obama, em votar o Orçamento sem que o governo adie a entrada em vigor da lei de assistência à saúde e cancele o imposto criado para financiar a cobertura de atendimento médico para cidadãos sem plano de saúde.

Desse modo, serviços como museus, parques nacionais, emissão de passaportes, pagamentos de benefícios, processamento de impostos, subsídios agrícolas e concessão de empréstimos serão paralisados até que um acordo seja firmado. Pelo menos 800 mil trabalhadores federais serão colocados em licença não remunerada.

Com informações do portal G1.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda