Emprego na indústria cai pelo terceiro mês seguido, mostra IBGE
Emprego na indústria cai 0,2% em julho ante o mês anterior. É o terceiro recuo seguido, segundo o IBGE.

Dados divulgados nesta quarta-feira, 11, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostram uma queda nos índices de emprego da indústria de 0,2% em julho ante o mês anterior, na comparação livre de influências sazonais (quando uma situação, período ou data específica alavanca a produção). Nos dois meses anteriores, maio e junho, já houve redução dos índices neste tipo de comparação. No período, o emprego da indústria já acumula perda de 0,7%. A produção industrial também caiu: 2% com relação a junho.

De julho de 2012 a julho deste ano, o índice de emprego na indústria recuou 0,8%. Da mesma forma, caiu a quantidade de trabalhadores ocupados em 12 dos 14 locais pesquisados, especialmente na região Nordeste, que sofreu as maiores perdas (-4,3%). Na Bahia (-7,4), Pernambuco (-5,3%) e no Rio Grande do Sul (-2,1%) também houve queda. Entre os resultados positivos, Santa Catarina foi o estado que se destacou, com avanço de 1,3%.

A pesquisa ainda mostra que o total do pessoal ocupado assalariado recuou em 12 dos 18 ramos, principalmente na indústria de calçados e couro (-5,5%), outros produtos da indústria de transformação (-3,6%), produtos de metal (-3,5%), têxteis (-3,4%), máquinas e aparelhos eletrônicos e de comunicações (-2,5%) e máquinas e equipamentos (-2,5%). Dos resultados positivos, o melhor desempenho ficou com o setor de transportes (1,5%), alimentos e bebidas (1,8%) e borracha e plástico (3,4%).

Embora a maioria dos resultados tenham sido negativos, a folha de pagamento teve variação positiva, de 0,4% na comparação com junho. No mês anterior, houve queda de 1,4%.

Com informações do portal G1.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor