Brasil deve ter o pior crescimento do PIB entre os emergentes e está na 7ª pior colocação em competitividade global.

O Brasil deve fechar 2012 com a menor taxa de crescimento entre os países membros do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), segundo dados divulgados nesta terça-feira, 27, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

De acordo com o órgão, todos os emergentes terão o crescimento afetado pela crise internacional, mas o Brasil terá o PIB mais baixo do grupo e deve encerrar 2012 com uma expansão de 1,5%. Na China, o crescimento deve ser de 7,5%. Na Índia 4,4%, na Rússia 3,4% e 2,6% na África do Sul.

Até os Estados Unidos, um dos países mais afetados pela crise internacional, terá um crescimento superior ao Brasil. A economia americana deve crescer 2% neste ano. Apesar disso, a média de expansão do PIB mundial é de 1,4%.

Para a OCDE, as recentes elevações das tarifas de importação poderão proteger a indústria nacional temporariamente, principalmente as menos competitivas. Mas a médio prazo, essas medidas podem frustrar a competitividade do país, já abalada.

Dados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo apontam o Brasil como o 7º país menos competitivo do mundo. Entre 43 países avaliados, o Brasil ficou na 37ª posição. No Brics, só ficou à frente da Índia.

“O Brasil não mostra um desempenho competitivo em seus resultados comerciais, principalmente por causa do déficit em manufatura, explicado, em grande parte, pelo custo Brasil e pelo comportamento do câmbio”, diz a Fiesp.

Com informações do Estado de S. Paulo e Agência Brasil.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor