As projeções da economia brasileira para os últimos meses de 2015 são pessimistas. Pelo menos é o que diz o Fundo Monetário Internacional (FMI) em suas previsões para o crescimento mundial. O órgão prevê uma retração de 3%, o dobro da estimativa feita em julho. Isso deixa o Brasil com o segundo pior desempenho entre as grandes nações, melhor apenas que a Rússia, que deve ter uma queda de 3,8%.

Para 2016, segundo o FMI, a queda na economia brasileira deve ser de 1%, registrando piora de 1,7% em relação ao relatório anterior. Assim, o Brasil deve amargar a última colocação entre os grandes países. No cenário previsto para o próximo ano, a Rússia terá retração de 0,6%.

No Brasil, as previsões são um pouco menos pessimistas para este ano. O boletim Focus, que reúne as análises dos economistas do mercado financeiro brasileiro, aponta para uma desacelaração de 2,85%. O Ministério do Planejamento jogou esse número ainda mais para baixo, prevendo queda de 2,44%.

Na economia global, a tendência também é de queda. A projeção de crescimento em 2015 feita pelo FMI foi de 3,3% para 3,1%. Para 2016, a previsão é de 3,6%, 0,2% menor que a anterior.

Com informações de G1, Folha de S. Paulo e O Globo.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor