Juros habitacionais cobrados pela Caixa Econômica Federal sobem 0,3%
Os financiamentos imobiliários habitacionais via Caixa Econômica Federal tiveram alta de 0,3% na taxa de juros e o valor máximo financiado do imóvel caiu de 90% para 80%.

Os juros habitacionais de crédito imobiliário cobrados pela Caixa Econômica Federal subiram nesta quinta-feira, 16. A regra vale para financiamentos com recursos da poupança no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). A elevação foi de 0,3%.

Com o reajuste, estes juros sobem de 9,15% para 9,45% para quem não tem conta na Caixa e de 9% para 9,3% para os correntistas. Quem apenas recebe o salário no banco, além dos servidores que têm conta na Caixa, os juros passaram de 8,7% para 9%. De acordo com o banco, as mudanças nas taxas estão válidas desde a segunda-feira, 13.

A Caixa garantiu que não serão atingidos os financiamentos habitacionais feitos pelo Minha Casa Minha Vida e nem o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) utilizado nessas operações.

O principal fator que motivou as altas nos juros habitacionais foi a elevação da taxa Selic, definida pelo Banco Central. A taxa básica de juros está atualmente fixada em 12,75% ao ano até a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

O valor máximo financiado também foi alterado. Antes, quem contratava um financiamento pela Caixa podia financiar 90% do imóvel novo. Com as mudanças, o percentual caiu para 80%.

Com informações da Agência Brasil e do portal G1.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda