Foi anunciado na segunda-feira, 5, em Atlanta (EUA), um dos maiores acordos comerciais da história, que reúne 12 países em torno do Tratado de Livre Comércio Trans-Pacífico. A negociação se arrastou por oito anos e foi fechada após uma rodada de discussões que durou cinco dias.

A parceria derrubará barreiras comerciais, eliminando tarifas para a comercialização de bens e serviços e criando padrões comuns a essas nações. Ainda estão previstas regras de propriedade intelectual e ações contra crimes ambientais. Dessa forma, a influência deve ir do preço do pão de queijo ao custo do tratamento do câncer.

Estão inclusos no acordo Estados Unidos, Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Cingapura e Vietnã. Mas, ainda há outros países da Ásia e América do Sul interessados em entrar no que pode ser o maior bloco econômico da história.

Para se ter uma ideia do tamanho do acordo, ele agrupa 40% da economia mundial e 793 milhões de consumidores. Estima-se que, a partir de 2025, esses países movimentem algo em torno de US$ 223 bilhões por ano. Com isso, existe a expectativa de que o bloco faça frente ao mercado chinês.

Em relação ao impacto que esse acordo pode gerar no Brasil, especialistas afirmam que um dos pontos é a perda de espaço para o produto nacional, como o açúcar.

Com informações da Folha de S. Paulo e G1.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor