Uma das definições de juros o descreve como “um valor que se paga para ter o privilégio de usar o dinheiro de outra pessoa”. No caso de um empréstimo ou de um financiamento, além do valor da operação, existe a importância paga para que aquele produto ou serviço seja disponibilizado mais rapidamente. O custo disso, dependendo da operação, pode ser quase duas vezes o valor original do que foi adquirido.

Os juros estão presentes ao se financiar o valor total do cartão de crédito, ao efetuar uma retirada no limite disponível pelo cheque especial, ao parcelar uma mercadoria na loja ou supermercado, ou ao tomar um empréstimo. Muitas dessas situações poderiam ser evitadas se houvesse planejamento financeiro e um orçamento, de modo a controlar os gastos e definir prioridades.

Se houver a necessidade de um empréstimo, ou se existir vários financiamentos no orçamento familiar, é hora de controlar as finanças para que a soma desses valores não se transforme em uma conta impossível de ser paga. Na planilha do portal O Economista é possível listar todas as despesas, verificar como andam as finanças e planejar-se para que o dinheiro renda mais.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor