ramos da economia

Da mesma forma que a política influencia diretamente os rumos da sociedade, a economia também é algo muito presente e que nos ajuda a entender o mundo. Trata-se da ciência social que estuda a produção, a distribuição e o consumo de bens e serviços. O termo vem do grego oikos (casa) e nomos (costume ou lei), daí “regras da casa (lar).” E existem diversos ramos da economia, que são aplicados a diferentes contextos.

A economia analisa as formas de comportamento humano resultantes da relação entre as necessidades das pessoas e os recursos disponíveis para satisfazê-las. Por isso, está intimamente ligada à política das nações e à vida das populações, tendo como uma das funções propor soluções para os problemas existentes.

Os ramos da economia

Economia da agricultura: É o estudo das forças econômicas que afetam o setor agrícola e o impacto dele no resto da economia.

Economia do desenvolvimento: Estuda fatores que explicam o crescimento econômico, como o aumento na produção per capita de um país, taxa de investimento, crescimento populacional e mudança tecnológica.

Sistemas econômicos: Ramo que estuda a performance e o comportamento relativo de diferentes economias ou sistemas, pelos quais as sociedades determinam a propriedade, a direção e a destinação de recursos, além de suas respectivas trajetórias de desenvolvimento econômico.

Economia do meio ambiente: É um sub-ramo que procura desenvolver maneiras de amenizar os problemas de modo a maximizar o valor dos recursos. Entre esses temas incluem-se o desflorestamento, a exploração dos recursos marinhos (essencialmente a pesca) e o aquecimento global.

Economia financeira: Esse ramo concentra-se na destinação dos recursos financeiros em um ambiente de risco (ou incerteza). Assim, seu foco está na operação dos mercados, na avaliação de preços de ativos e na estrutura financeira das empresas.

Teoria dos Jogos: É um ramo da matemática aplicada que estuda as interações estratégicas entre agentes que pretendem maximizar suas vantagens. Considera-se que os resultados da ação de um depende da reação do outro.

Economia da informação: É a parte da economia que lida com a criação, a manipulação, o processamento, a transmissão, a distribuição e o uso de informações.

Economia internacional: O comércio internacional estuda os fatores que determinam dos fluxos de bens e serviços através das fronteiras.

Economia do trabalho: Estuda o funcionamento do mercado e a sua dinâmica relacionada ao trabalho. Observa a oferta de força de trabalho, a demanda e tenta entender os padrões resultantes de salários e outras rendas, de emprego e desemprego.

Economia e direito: É uma abordagem da teoria do direito aplicada à economia. Inclui o uso de conceitos econômicos para explicar os efeitos de normas legais, determinando quais normas são economicamente eficientes.

Economia gerencial: Aplica análise microeconômica para especificar decisões nas organizações. Tem como objetivo otimizar decisões de negócios, inclusive minimização de custo por unidade e maximização de lucro.

Finanças públicas: Ramo da economia que lida com os gastos e receitas dos orçamentos das entidades do setor público, geralmente o governo.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor