Congresso Federal
Medida proposta pela equipe econômica do governo para ampliar para 20% a alíquota do tributo sobre os lucros dos bancos é aprovada no Senado. Foto: Pedro França/Agência Senado

O Senado aprovou na terça-feira, 15, a Medida Provisória (MP) que aumenta o percentual da Contribuição Social Sobre Lucro Líquido (CSLL) de bancos e instituições financeiras. A MP 675 passou pela Câmara dos Deputados no início do mês e reajusta a alíquota do imposto de 15% para 20%. O texto deve ser sancionado, já que partiu da própria presidente da República e faz parte das medidas de ajuste fiscal da equipe econômica do governo Federal.

No caso das cooperativas de crédito, a elevação será menor e o imposto cobrado sobre o lucro será de 17%. Ao passar pelo Congresso, a vigência da alteração foi limitada até o fim de 2018. Sendo assim, as alíquotas devem retornar ao nível anterior, de 15%, a partir de 2019.

A senadora Gleisi Roffman, relatora da MP, afirmou no Plenário que a adequação da tributação é compatível com a capacidade produtiva do setor financeiro, que lucrou mais de 40% no primeiro semestre do ano em comparação com 2014. A senadora ainda tentou, sem sucesso, ampliar para 23% a alíquota da tributação, o que traria um impacto positivo de mais de R$ 14 bilhões aos cofres públicos.

A sanção da medida deve ser publicada nas próximas semanas no Diário Oficial da União.

Com informações da Reuters e da Folha de S. Paulo.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda