A taxa de juros média geral para pessoa física cobrada pelos bancos ficou em 7,28% ao mês em maio. Foi uma queda de 0,05 ponto percentual em relação aos 7,33% de abril. O índice é o menor desde abril de 2008, conforme levantamento da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).

A taxa de juros média geral para empresas também atingiu em maio o menor patamar desde abril do ano passado, saindo de 4,21% ao mês em abril para 4,15% no mês passado. Em abril de 2008, a taxa de juros média para pessoa física estava em 7,25% e para pessoa jurídica em 4,13%.

Segundo a Anefac, a redução nas taxas de juros pode ser atribuída à redução da taxa básica (Selic) pelo Banco Central e à confiança do mercado financeiro de que haverá novos cortes nos juros.

No período de dezembro de 2008 a maio de 2009, a taxa Selic foi reduzida em de 3,50 pontos percentuais de 13,75% para 10,25% ao ano. Na semana passada, a Selic teve uma nova redução e chegou a 9,25%.

Daniel Mello – Agência Brasil

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda