Vendas na Páscoa em 2014 devem ser as menores em 10 anos, diz CNC
Encarecimento dos produtos e redução do crédito aos consumidores são principais motivos por redução das vendas na Páscoa.

As vendas na Páscoa neste ano devem crescer 3,7%, segundo previsão da Divisão Econômica da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Ainda que o resultado seja positivo, ele é o pior em dez anos, quando as vendas no período recuaram 4,5%. Ano passado, a alta foi de 4,9% sobre 2012.

A pesquisa foi divulgada na quarta-feira, 26, e aponta o encarecimento do crédito ao consumidor e a elevação dos preços como principais responsáveis pelo resultado enxuto. “De acordo com dados de março do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), os produtos e serviços mais demandados durante a Semana Santa acumulam alta de 8,6% nos 12 meses encerrados em março, destacando-se as variações positivas nos preços dos seguintes itens: passagem aérea (+14,8%), cerveja (+11,4%) e pescados (+9,9%)”, diz a entidade.

Alguns itens demandados nesta época, porém, oscilaram abaixo do índice. É o caso das tarifas de pedágio (+0,3%), chocolates (+1,1%) e demais bebidas alcoólicas (+1,8%).

No ano passado, os produtos e serviços de maior procura na Semana Santa tiveram uma inflação de 7,5%, de março de 2012 a março de 2013.

Com informações do portal G1.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor