Vendas no comércio registraram alta de 0,9% em novembro, segundo IBGE
IBGE divulga resultados do comércio em novembro de 2014. Volume físico das vendas no varejo teve crescimento de 0,9% e acumulado desde janeiro do mesmo ano foi de 1,4%.

Nessa quarta feira, 14, foi divulgada a Pesquisa Mensal do Comércio, do IBGE, que registrou alta de 0,9% de aumento no volume físico do varejo em novembro. Apesar do crescimento de 1% em relação ao mesmo mês de 2013, foi a menor alta desde 2003, quando o índice teve queda de 0,2%.

O percentual de 0,9% diz respeito ao volume físico das vendas, ou seja, à quantidade vendida. A receita nominal, que é o total de arrecadação foi de 1,4% em relação a outubro. Excluindo do levantamento as “influências sazonais”, foi o quarto mês consecutivo de crescimento. São consideradas influências sazonais, os aumentos em determinados setores que sempre acontecem em certas épocas do ano.

Das dez atividades pesquisadas pelo IBGE, as que mais subiram em vendas no percentual mensal de outubro para novembro foram: livros, jornais, revistas e papelarias, com 9,6%; veículos e motos, partes e peças, com 5,5%; móveis e eletrodomésticos, com 5,4%; e equipamentos de escritório, informática e comunicação, com variação de 4,9%.

Em relação aos setores que registraram queda nas vendas, lideram: hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com baixa de 0,8%; artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, com 0,3%; e combustíveis e lubrificantes, com menos 0,2%.

Com informações da Agência Brasil e do G1.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda